domingo, 15 de setembro de 2013

A ESCADA DO SUCESSO .

TEXTO: SALMOS 23:1 - 6

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias



         
         Será que podemos de acordo com o texto acima, extraído da Palavra de Deus que é Viva e eficaz, com a ajuda do Espírito Santo, entendermos qual é a verdadeira escalada de sucesso dos verdadeiros homens e mulheres de Deus?
               Sim, de acordo com os versos tirados da pena ungida do rei Davi, podemos aprender qual é a verdadeira evolução, no mundo espiritual. De acordo com a Palavra vamos entender que a verdadeira escada de sucesso é baseada na verdadeira evolução, ou seja, uma entrega total. O sucesso total acontece quando chegamos, totalmente dependentes de Deus, ao pé da cruz, senão vejamos:

             I - O primeiro degrau. O NÍVEL DA PROVISÃO. Aqui está o nosso primeiro nível em nossa escalada de sucesso.Vv. 1 e 2. Muitos vêm à Igreja somente em busca de coisas materiais. Vêm em busca do suprimento do Senhor. Isso não é errado, mas o que nos causa tristeza é que muitos de nós não conseguimos enxergar algo mais de Deus. Pessoas superlotam os templos, em busca dos pastos verdejantes e das águas cristalinas, tranquilas, leia-se: saúde, riquezas, mansões, carrões. Galera, eu não sou contra a prosperidade bíblica, pois se assim fosse, teria que arrancar muitas páginas das Sagradas Letras. Sou , sim, totalmente contra, a a famigerada doutrina da prosperidade que ensina que os verdadeiros cristãos não podem ficar doentes, ter problemas financeiros e quaisquer outros tipos de aflições. Lembremo-nos que o Grande Mestre Jesus disse que no mundo teríamos aflições. Só falta agora os pregadores de tal doutrina proibir até mesmo a morte física já que um cristão verdadeiro não pode ficar doente.
                     Outros pregadores de doutrinas diferentes chegam a ensinar que não precisamos nem orar, pois Deus já sabe das nossas necessidades. Outro engano. O próprio Jesus nos ensina a insistir na oração. A verdade é que o Salmista nos ensina que Deus tem algo mais para nós.
                  II - O segundo degrau de nossa escalada de sucesso. V. 3 . Vamos chamar este segundo degrau de nível da TRANSFORMAÇÃO. Neste segundo degrau chega então a hora em que  nós devemos começar a fazer aquilo que deveríamos ter começado já lá no início de nossa caminhada, ou seja, procurarmos a direção de Deus, o caminho da justiça e a santificação. Devemos nos preocupar com o nosso testemunho, como o nosso caráter, por amor ao Nome do Senhor. Infelizmente hoje, muitas pessoas que se dizem cristãs, tem caído na língua do povo ao invés de caírem na graça, como acontecia na Igreja Primitiva. Vamos ver o que a Bíblia tem a nos dizer: "Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar".Atos 2:47
             O nosso testemunho fala muito mais alto do que a nossa pregação. Temos que ter cuidado por amor ao nome do Senhor. Hoje ficamos arrepiados quando ouvimos ou lemos casos estarrecedores que acontecem no meio de muitos que se dizem santarrões. A mídia está cheia de desgraça, envolvendo, infelizmente, pessoas famosas do meio cristão. Leia-se: cacangélicos. Tudo isso acontece por causa da perda da centralidade do Senhor Jesus. O meu medo é que essas coisas comecem a acontecer em nosso meio. Infelizmente muitos continuam no primeiro degrau, como àquela multidão que acompanhava o  Senhor, não por causa do seu amor e presença santa e maravilhosa, mas por causa dos pães que Ele multiplicava. O Senhor chamou a atenção daquela gente dizendo, mais ou menos assim: Eu sei porque vocês me seguem. Olha só, vossos pais comeram mana no deserto e morreram. Eu sou o Pão Vivo que desceu dos céus e frisou quem não comer a minha carne e beber do meu sangue, não tem parte comigo. Em outras palavras: temos que andar nas pisadas do Mestre. E por falar em carne e sangue, quantas pessoas participam da Santa Ceia de qualquer maneira, pois elas continuam no primeiro degrau da escada. 
       
        III - O terceiro degrau: V. 4. DEPENDÊNCIA TOTAL DO SENHOR JESUS.
          
       Ao estudarmos a Geografia da Palestina vamos ver que existem montanhas muito altas e quando do por Sol, as sombras daquelas montanhas se projetavam criando naquele vale um ambiente muito escuro e sombrio e àquela grande escuridão ao contrastar-se com a luminosidade que ainda existia em outras partes ainda alcançadas pelos raios solares, criava, por assim dizer, um medo enorme nas ovelhas. Nós sabemos que as ovelhas são uns dos animais mais dóceis que existem, elas são totalmente dependentes do pastor e além disso, elas não enxergam bem e com certeza se estivessem sozinhas fatalmente se perderiam. Davi, como pastor de ovelhas fala do assunto com muita propriedade. Amados temos que ser como ovelhas totalmente dependentes do Senhor, para quando estivermos passando pelo vale da sombra da morte não temermos a nada, pois sabemos que o Senhor Jesus está passando conosco, no meio de qualquer tipo de vale sombrio, cavernoso, no meio das adversidades da vida, como diz em Isaías: Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.
Isaías 43:2

          O pastor anda sempre com as ovelhas. O Senhor Jesus, o nosso supremo Pastor, jamais nos abandonará no vale da sombra da morte, pois Ele sabe de nossa total dependência . O Pastor tem uma vara e um cajado. Como sabemos o cajado ele tem em uma de suas extremidades o formato de um cabo de guarda-chuva que é usado para quando a ovelha cair em um buraco o pastor vai lá com carinho e amor e coloca aquele cajado com a parte tipo guarda-chuva no pescoço da ovelha a retira daquele lugar perigoso e de difícil acesso. Lembremo-nos que ele tem também uma vara e esta serve para correção, quando a ovelhinha sai fora do caminho. Ela então é corrigida com a vara para o seu próprio bem. Todas as vezes que o Senhor Jesus nos corrige com a vara é para o nosso próprio bem e crescimento espiritual.
           IV - O QUARTO DEGRAU. V. 5. BATALHA ESPIRITUAL. Aqui você querendo ou não, acreditando ou não, a batalha espiritual existe.Antes de conseguirmos ou notarmos qualquer coisa no mundo físico, com certeza uma batalha espiritual já aconteceu no céu e aqui nos vamos entender como céu, a nossa mente. A nossa mente é o palco onde a batalha é travada e é aqui que ganhamos ou perdemos, mas como somos totalmente dependentes de Jesus Cristo de Nazaré, a vitória já é nossa pelo Sangue de Jesus. Jesus já venceu por nós. Vamos colocar isso em nossa mente e não vamos duvidar, pois se o predador, leia-se cão maldito conseguir atingir a nossa mente com pensamentos mesquinhos e negativos , perdemos a batalha, por não valorizarmos o Sangue do Cordeiro que já foi derramado garantindo a nossa vitória. O Senhor Jesus deu a sua vida pelas ovelhas. Lembra-se da batalha de vinte e um dias que Daniel teve que enfrentar enquanto orava? Ele insistiu, persistiu, resistiu e a vitória veio. Quem não se lembra da grande luta de Jó, mas no fim ele foi vitorioso, como você já sabe. E conosco não é diferente.
          Saiba de uma coisa amado(a): nós nascemos para lutar e vencer. A mesa preparada nos fala de festa, enquanto o cálice transbordante, nos fala da abundância, da alegria, das bênçãos que o Senhor já tem preparadas para nós nos céus. A vitória já é nossa pelo Sangue de Jesus. As vezes você está neste exato momento passando por uma grande guerra, uma forte batalha e pensa que Deus o abandonou, calme , amigo, Deus jamais nos abandona. As vezes queremos humanizar Deus, pensando que Ele é como o homem; ledo engano, amigo, Deus sabe tudo, e nunca irá nos abandonar. Ele nos chama pelo nome, sabe quantos fios de cabelos temos. Nós somos uma nação santa, um povo escolhido. Deus contempla nossa vida. Temos os nossos nomes tatuados em sus mãos.
          IV - QUINTO DEGRAU. V.6. ACONTECE QUANDO CONHECEMOS AS PROFUNDIDADES DE DEUS. Quando conseguimos chegar neste degrau, neste último nível, segundo o texto em epígrafe, começamos a conhecer as profundidades de Deus. Você sabia que os satanistas, os bruxos, as macumbeiros, os feiticeiros, conhecem as profundidades de seu pai, o diabo? Sim, eles conhecem as profundidades de Satanás. Nós também se quisermos ser vencedores e chegarmos ao topo de nossa escada de sucesso, temos também que conhecermos as profundidades de Deus. Neste nível, já buscamos a Deus, não pelos bens que Ele pode nos fornecer, mas pelo que Ele é; pela sua grandeza. Aqui passamos a amar a Deus de verdade, não porque Ele cuida de nós, mas porque nós O amamos de verdade. Davi, o rei, conhecia esse nível, quando disse: Prefiro um dia na presença de Deus, do que mil dias fora dEle. Aqui estão na íntegra, as palavras de Davi:"Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios".Salmos 84:10
          Amado(a), querido (a), talvez você tenha buscado essa escalada de sucesso e não tem logrado êxito, mas continue firme e tenha a certeza absoluta  de que Deus jamais irá abandona-lo(a). E nossa oração é para que você seja realmente uma pessoa de sucesso. É hora de pararmos de brincar de igreja. Jesus está voltando... os sinais estão ai. E o verdadeiro sucesso só acontece quando chegamos ao pé da cruz.

Até o nosso próximo encontro.