domingo, 26 de outubro de 2014

COMO COMBATER TENSÃO, ANGÚSTIA E A DEPRESSÃO QUE É O MAL DO SÉCULO

Texto: João 14:27

 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.




          Hoje, todos nós sabemos que o mundo está mergulhado na violência que a bem da verdade se faz onipresente, essa que é a verdade e não somente isso mas também na corrupção, na mentira, hipocrisia, fanatismo, inveja, e isso sem falar de uma ansiedade patológica aonde tudo tem quer feito para ontem e o ter vale mais do que o ser; e grande tem sido as forças que já há milênios se levantaram contra a família e continua, hoje, em escala, nunca dantes vista na humanidade, pois é nesta instituição que se pode criar homens e mulheres, de berço, caráter, equilibrados. Os valores morais estão invertidos, vemos uma completa banalização da vida, o sagrado tem sido profanado, enfim os valores tem sido, ao longo dos anos, invertidos. A fanatismo se tornou tão grande que animais têm mais valor do que um ser humano. O valor de uma vida torna-se menor do que uma árvore. Hoje, quando uma residência é ameaçada por uma simples árvore é grande a energia desprendida para que se possa de acordo com a lei, cortar tal árvore. Pessoas enchem as casas de cães e gatos, mas não  têm a devida coragem de adotar uma criança que está no orfanato, desesperada, a espera de  que alguém a adote. É claro que sou amante da natureza, mas vamos com calma , o ser humano é a imagem e semelhança do Pai. É normal nas grandes metrópoles , as pessoas se deparem ou até passarem por cima de uma pessoa morta na rua , como se fosse um pedaço de madeira ou outra coisa que o valha. Onde estão os valores morais, éticos e religiosos?

            Em meio a isso tudo como que o ser humano, sem um profundo estado de alma cheio de paz, amor e tranquilidade, vai poder, não viver, mas sobreviver. Não adianta mudar de bairro, de cidade ou até para outro pais, pois esses males tem adoecido nossas almas e o povo está doente emocionalmente e o que é pior, toda enfermidade que começa na alma, não tardará muito e se manifestará no corpo físico. Sem a paz de espírito que só Jesus pode dar o ser humano se torna vítima  da tensão, da angústia, rancor e por fim de uma péssima saúde.

         Quando a ansiedade se torna patológica a o ser humano  é acometido de uma patologia, que eu chamo de câncer na alma que, não é outra coisa, senão a depressão, o mal do século. Quando isso ocorre, torna-se necessário uma terapia com profissionais capacitados e de grande profundidade para conseguir resultados satisfatórios que realmente, podem levar a pessoa a cur

            Eu sou totalmente contra o fanatismo religioso, pois sei que muitas pessoas já perderam as suas vidas por ficarem trancafiadas em seus quartos, por confundirem depressão com ação demoníaca, não procuraram ajuda na medicina e morreram. Alguns familiares diziam que seus filhos morreram do mal do amor que foi proibido ou não correspondido, mas na verdade, essas pessoas morreram de uma depressão que  é uma patologia como outra qualquer.

    Sou a favor de uma terapia medicamentosa, das consultas com psicólogos, psiquiatras,   associadas a um tratamento espiritual,  por isso de propósito, deixei o texto em epígrafe de João 14.27, para que possa ser repetido até que seja impresso nas táboas  de carne do seu coração e em sua mente.

     Quando você começar a sentir que alguns pensamentos loucos estão dominando a sua mente lhe deixando tenso ou inquieto, sem paz, calma e alegria de viver, vá para um lugar calmo, sossegado, abra a sua Bíblia, leia com bastante atenção, depois sente-se caladamente, respire profundamente e deixe, pela fé, que essa palavras do Senhor Jesus, domine a sua mente, neutralizando todos os pensamentos negativos. Vá repetindo cada palavra do Senhor. Imagine-as como o mais poderoso dos antidepressivos perpassando por toda a sua mente, sem nenhum obstáculo. Sinta a paz do alto da cabeça a plana dos pés. Fique bem relaxado e creia que o Homem de Nazaré está no controle trazendo a paz que o mundo não pode dar. Você irá entender que impossível para o homem é possível para Deus.

Caro leitor até a próxima e muito obrigado pela sua visita.

Leontino Sampaio
Pastor Evangélico