domingo, 11 de agosto de 2013

OLÁ PAPAIS, QUE TIPO DE REFERÊNCIAS TEMOS PASSADO PARA NOSSOS FILHOS

         Olá amados de meu Pai, neste dia quero parabenizar a todos os pais. Parabéns papais de todo o mundo que me leem neste momento.

          Hoje, quero falar sobre um tema muito importante: A FIGURA DO PAI.

          A Bíblia, já no início, coloca como função principal a primeira instituição, a FAMÍLIA. Logicamente e biblicamente, uma família  é composta de um homem e uma mulher. É por isso que o filho deixa pai e mãe, a filha  faz o mesmo e ambos  através do casamento, se transformam em uma só carne. Aqui, então, inicia-se a família. Como vivemos em uma família patriarcal e como hoje é o maravilhoso dia dos pais, vamos tecer alguns comentários sobre essa figura tão importante que é o nosso papai. Hoje não tenho mais o meu, mas gostaria de deixar claro que mesmo sendo uma pessoa sem nenhuma instrução, deixou-me um legado sem precedentes em minha história. E com certeza foi um pai exemplar. Quando penso na figura do Pai, sinto-me muito confortável e com certeza é por isso que adoro a pessoa de Deus, Jesus Cristo nosso Pai celestial, sem nenhum problema e constrangimento.
          Voltemos então ao nosso assunto, com uma pergunta: Quais  são, então as características de uma pai, se este é tão importante assim?
I-                   As principais características de um pai:
A)   Cabeça, autoridade.

          É bem verdade que muitos pais autoritários demais, gostam de abusar da autoridade que lhes é devida e infelizmente, outros existem, que fingem que nem é com eles e passa para a esposa, mesmo sabendo que não é este o seu papel de acordo com a Palavra. Quando isso acontece  ele perde a posição dada por Deus e isso cria problemas sérios para os filhos que ficam sem referência. Pais existem que abandonam os filhos ou simplesmente os ignoram. Os filhos irão ter, com certeza problemas de relacionamento  com Deus, o Pai. Sabemos que o homem é um produto do meio, logo quando os filhos são criados neste tipo de ambiente, não vão ter noção de seus limites, pois tiveram pais ausentes ou totalmente omissos. Fico, neste momento, a pensar, sobre os rumos que a família está tomando. Você que também é pai, ou ainda vai ser, continue lendo,  pensando e refletindo...
Vemos hoje na Igreja muitos jovens que têm problemas em pedir orientação a Deus, de terem fé, orarem pedindo uma orientação, devido aos terríveis pais que tiveram. Refiro-me ao pai, o homem, a autoridade da casa que deram exemplos terríveis pois manipulados pelo capeta, distorceram a imagem do verdadeiro Pai, criador, mantenedor e sustentador de todas as coisas.
Neste momento lembro-me de um personagem bíblico chamado Acabe, o rei de Israel, um rei banana. Sua esposa  , Jezabel,  aproveitando-se da omissão do marido comandava em seu lugar e o próprio rei ia a ela chorando, quando queria alguma coisa e não lograva êxito. Ah, quantos pais bananas que existem hoje. Senhor tende misericórdia e nós pobres pais, na atual conjectura que estamos vivendo.
          Quantos filhos já perguntaram  ao pai alguma coisa, ou pediram alguma autorização para irem em algum lugar ou fazerem alguma coisa, e a resposta que obtiveram foi esta: “Não encha o saco. Pergunte a sua mãe”.
          Entenderam que muitas pessoas têm dificuldade s de orarem pedindo alguma coisa ao Pai celestial? Porque na sua mente, mesmo que inconsciente, a figura, o modelo, o exemplo que eles têm de pai, e esta e por isso não se sentem à vontade de orarem assim: Pai celestial, em o nome do Senhor Jesus, peço-lhe uma direção, um conselho, uma ajuda, proteção. Trava tudo quando pronunciam a palavra PAI.
         Sabemos que o pai tem um papel preponderante na formação moral, social, psicológica e até  espiritual dos dos  filhos.

            Meu querido se você não consegue ver em Deus a figura de um Pai amoroso, bondoso, provedor, salvador, sarador, que pode resolver todos os problemas de sua vida, saiba que você está precisando de uma cura interior, de uma forma ou de outra, o seu pai conseguiu afetar a sua alma negativamente. É por isso que você não consegue ter um relacionamento perfeito com o Pai celestial, porque você vê Nele a figura daquele pai, bêbado, espancador,  autoritário ou omisso. O que você tem que fazer? Tem que permitir que o Espírito Santo, venha e traga cura, que Ele lave as suas feridas com água viva e as purifique com o Sangue de Jesus. Quando a cura acontecer, o relacionamento com o Pai celestial, será completamente restabelecida.

          Pai, se você tem sido um arrogante, autoritário ou um banana como o rei Acabe, arrepende-te, pois é tempo ainda de você se converter e ser obediente ao Pai do céu e voltar a ocupar a posição que lhe foi conferida por Deus.

B) Protetor

          No mundo animal aprendemos que o homem é o único que não consegue sobreviver sem os pais. Outro dia estava assistindo a um comentário e vi uma espécie de tubarão que põe ovos e os abandonam. Quando os bichinhos nascem já sabem se virar, já saem caçando camarões e etc. Eles não precisam dos pais para sobreviverem. Vemos também que os pássaros tão logo saem do ninho, aprendem a comer, abandonam os pais e vão viver as suas vidas. A maioria  dos animais não permanecem muito tempo com os pais, o homem é o único que não consegue sobreviver só. Ponha uma criança de  dois ou três anos em  uma floresta e veja o que irá acontecer . Com certeza, não vai virar um Tarzan. As crianças não nascem com suas habilidades básicas desenvolvidas e por isso certamente morrerão ou serão devoradas por outros animais.
          Já parou para pensar nisso? Entendeu porque precisamos de uma família, um pai e uma mãe? Para os imitarmos. Nós, através da imitação, vamos aprendendo tudo.
          É por isso que Deus criou a família, pois sabendo da necessidade de proteção que o mesmo tem o coloca no seio de uma família e ali estabelece a figura do pai, como protetor e provedor. Já parou para pensar porque uma criança chora quando é retirada do colo dos pais e passa para o  colo de pessoas estranhas? É porque são os pais as primeiras pessoas a quem os filhos se apegam logo ao nascerem. Ali na maternidade já está a figura do pai cobrindo-a com amor, proteção e segurança.
          Uma pessoa que cresce sem o referencial, ou seja,sem o carinho, a proteção e a segurança do pai, torna-se insegura, triste, depressiva, não confia em ninguém, nem em Deus. É por isso, como já disse anteriormente, muitas são as pessoas que não conseguem fazer uma oração, nem tem fé e confiança em Deus. As coisas travam simplesmente ao pensarem na palavra       PAI.
          No mundo hodierno, crescem o número de pessoas que não conseguem confiar em nada nem em ninguém. Não confiam nem em si mesmas e sem auto confiança, são presas fáceis da procrastinação, da preguiça, pois não tendo atitude, nada de bom poderá lhe acontecer . O mundo está cheio de pessoas que já perderam a confiança. É a famosa crise dos quatro pês. Não confiam mais em políticos, pastores, policiais, e padres. Conheço muito bem um ditado como marketeiro que sou, pois trabalho nas horas de folga com MMN ou Marketing de Rede, mais ou menos assim: “Querer não é poder, poder é fazer acontecer”. Agora pergunto: Como fazer acontecer, se a pessoa não toma uma atitude, se é pessimista, derrotista que só pensa no negativo, não acredita que vai dar certo, pois seus pensamentos são negativos e suas atitudes mentais são pessimistas, negativas e destrutivas. Hoje você aprendeu que tais pessoas são assim porque não tiverem um referencial, um pai provedor, protetor cheio de autoridade e amor. É claro que algumas pessoas podem ter alguns distúrbios de comportamento mesmo tendo  um pai eficiente, mais na maioria das vezes, a culpa do fracasso dos filhos está na verdade no tipo de pai, de criação, que tiveram.
As pessoas que tiveram um pai assim, nunca, jamais terão coragem  de se lançarem de coração aberto a nenhum tipo de negócio, não conseguem sair da zona de conforto, pois não conseguem depender totalmente de Deus. Elas só confiam em seus sentimentos naturais e sem fé, não conseguem ver o invisível, nem atingir o inatingível, nem tocar no impossível e  nem ver o invisível. Essas pessoas acham que depender de Deus não é uma boa, pois Deus é pai e levando em conta os pais que tiveram, o mesmo irá acontecer com elas quando tentarem a conseguir algo de Deus. Em suas mentes fracassadas elas irão acreditar que Deus também irá falhar com elas.
Creio meu amado, mesmo que o seu pai não o protegeu, não foi um bom provedor nem cabeça, falhou com você ou o abandonou; creia-me Deus nunca falhou, nem falhará. Ele nunca o abandonará. Você é como a menina dos olhos de Deus. Você tem o seu nome tatuado em suas mãos.

Agora você deve estar entendendo porque o mundo exalta tanto a imagem da mãe enquanto ridiculariza a imagem paterna. Quando alguma coisa triste acontece, como por exemplo a morte de uma pessoa querida como um irmãozinho, uma irmãzinha ou a própria mãe, um coleguinha, uma coleguinha, um bichinho de estimação, logo alguém aparece e diz sem rodeios: “Papai do céu levou”. Viu só a culpa já começa sendo do pai, o ruim aqui é pai. Na maioria das vezes mãe é símbolo de amor, cuidado, proteção, provisão, dedicação e cuidado. Parece não, existe um complô para ridicularizar a figura do pai. Nunca vi nenhuma poesia exaltando a figuro do pai, esta é sempre ridicularizada e nós podemos ver isso na mídia. O projeto é satânico e tão sutil que as vezes nem percebemos e o pior ainda e quando o pai pisa na bola realmente.    Nossas crianças que hoje já são pais cresceram assistindo  a programas de TV que visavam e visam enaltecer a figura da mãe e denegrir a figura paterna.
          Antigamente , por causa do conceito de masculinidade os pais não podiam beijar, nem abraçar os filhos, dar banho, trocar fraldas e etc. Esse era o papel da mulher e não de homem. Mas graças a Deus, os conceitos mudaram e nós , então , sabemos que os pais podem sim, abraçarem e beijarem os filhos. Já se foi o tempo em que a única demonstração de carinho do pai para o filho, era um tapinha no ombro. Ora, a criança passa nove meses no útero da mãe, é amamentada por ela durante muito tempo. É a mãe que dá para o filho todas as demonstrações de afeto e de carinho; enquanto o pai sai para trabalhar,pois ele é provedor e é também por isso que a figura materna é exaltada pela sociedade. Hoje, como é dia dos pais, estamos falando sobre a influência paterna, mas sabemos muito bem que a mãe também exerce um forte papel de referência para os filhos. Inclusive, o filho quando vai casa, busca na esposa, a figura da mãe.
Vamos então citar agora, alguns programas televisivos que visam rebaixar o homem e exaltar a mulher.C:\Documents and Settings\Leontino\Meus documentos\JESUS.jpg

a)     A família dinossauro, aqui eles tem um filho, o Dino, que decide tudo juntamente com a mãe reduzindo o pai a  zero. Lembro-me que quando o pai aproximava-se ele dizia: “não é a mamãe, não é a mamãe”. Mensagem: o pai não é nada.
b)    O seriado do Chaves:  Só apresenta a figura de um pai, o seu madruga. E quais são as características do seu madruga? Malandro, mal pagador, mentiroso, trapaceiro, vive sempre apanhando de uma mulher, a dona Florinda. Quando o seu Barriga batia à porta para receber o aluguel, ele escondia-se e mandava a filha, Chiquinha, dizer que ele não estava. O seu Madruga não valia para nada, um tremendo mal caráter.
c)     Os Flistons. A sua esposa era a manda chuva, o marido Fred é um babaca que não conseguia resolver nada e quando algo não dava certo vinha pra casa chorando igual o miserável do rei Acabe, rei de Israel. Mais uma vez, a figura da mulher é exaltada e a do homem denegrida. Vilma é inteligente, esperta, empreendedora, solucionadora de problemas, provedora, protetora; já  o marido um babaca, fracassado, derrotado, dominado pela mulher que, devido a fraqueza do marido em não  assumir o papel de autoridade que deveria ter, ela passa a fazê-lo.
d)     E não para por aqui, pois nos programas de TVs e na literatura em geral, nas novelas, vamos encontra muitos pais bananas, banalizados  pela mídia, pela sociedade, com o propósito de acabar com a única referência que os filhos podem ter: O PAI. O inimigo sabe muito bem, que pais não resolvidos vão gerar filhos problemáticos que como uma bola de neve irão continuar gerando filhos problemáticos e bananas, sem moral, caráter, atitude e etc. Seu objetivo: Acabar com a referência que aponta para Deus, ou melhor, destruir, apagar o nome de Deus da terra e da mente das pessoas. Podemos já infelizmente vislumbrar isso já acontecendo na sociedade.
C) Sacerdote
          Quem é o Sacerdote? É aquela pessoa que serve de ponte entre a pessoa e Deus. No Antigo Testamento somente o Sacerdote uma vez por ano podia entrar no Santo dos Santos e oferecer sacrifícios pelo povo. Isso aconteceu até a vinda do Mestre Jesus que, ao morrer na cruz, o véu do templo, uma cortina de uns quinze centímetros de espessura rasgou-se de alto abaixo, num ato demonstrativo de que Deus estava vindo em direção ao homem , deixando que todos os que estivessem até do lado de fora pudessem ver a Arca de Deus, algo que ninguém podia ver , nem tocar sob pena de morte. Como sabemos, somente o Sacerdote uma vez por ano faria isso e ainda correndo risco , pois se estivesse em pecado poderia ser fulminado. Bem mais vamos deixar isso pra lá e voltemos ao nosso assunto: Nós pais, hoje, temos sido sacerdotes dentro dos nossos lares? Temos ido à Igreja juntamente com nossos filhos, como ensina a Palavra? Temos instruído os meninos no caminho em que devem andar? Temos ensinado a eles no caminho? Temos dado exemplos positivos? Temos lido a Bíblia e orado com eles e por eles? Quando fazemos a nossa parte eles crescerão seguros e saberão exercer fé em Deus e se relacionarem muito bem com Ele. Com certeza se sentirão pé no chão, firmes e seguros.
          Muitos pais ficam em casa com os filhos ou que é pior, na birosca bebendo cachaça e falando palavrões, enquanto as esposas vão para igreja. Que tipo de modelo tal pai tem sido. Quando o filho é pequeno pode ser facilmente  conduzido à Igreja, mas quando crescerem quero ver qual tipo de pai terá condições de fazê-los ir. Como disse no início, os homens são os únicos que tem necessidade de permanecerem com os pais durante muito tempo, pois necessitam de proteção, cuidado, carinho e etc. E é no seio da família que eles vão desenvolver as necessidades  básicas que lhes serão úteis a sobrevivência. Pai, que tipo de exemplo você tem dado para o seu filho imitá-lo e depois transferir tudo isso para o PAI, Deus?
          Muitos pais passam para os filhos uma idéia errada, deturpada de Deus, seja por ignorância ou porque também foram vítimas de seus pais. É preciso ter cuidado quando se fala com a criança sobre Deus. Muitos tem uma mania de pintar um Deus bravo e rancoroso de dedo em riste e com um chicote nas mãos pronto para castigar. Existem coisas que se falam com as crianças, como por  exemplo, as já citadas acima em caso de morte ou outras como por exemplo, Papai do céu está triste com você, Papai do céu não vai mais perdoar você e daí por diante. Cuidado! Você um dia prestará contas disso tudo diante do verdadeiro Pai.
         Vimos que é por isso que muitas pessoas hoje, não conseguem ter uma intimidade e confiança em Deus. É importante que você meu amigo saiba que o maior interessado nisto tudo é o diabo. Com certeza foi o diabo quem levou e continua levando muitos pais a errarem para que ele consiga o seu objetivo que é distorcer a imagem de Deus.
         Para concluir gostaria de pedir a você filho, se porventura isso aconteceu ou está acontecendo em sua vida, e hora de você perdoar o seu pai para que possa desfrutar de um relacionamento frutífero com o Pai celestial. E você pai que está chegando ao fim da leitura de mais um texto, se você está enquadrado dentro da Palavra de Deus, continue fazendo assim, agora se a carapuça serviu, peça perdão a Deus e tome tenência enquanto é tempo, pois o verdadeiro Pai Eterno está pronto para perdoá-lo e colocá-lo em sua devida posição:Autoridade, Protetor e Sacerdote. Amém


GANHE DINHEIRO COM O SEU SITE OU BLOG. VEJA COMO É FÁCIL CONSTRUIR O SEU SITE.
LUCRE COM NOSSO PROGRAMA DE AFILIADOS OU ADQUIRA SEU DOMÍNIO E HOSPEDAGEM.
CLIQUE EM NOSSO BANNER E SAIBA MAIS.