terça-feira, 19 de maio de 2015

O BOM SAMARITANO

TEXTO: LUCAS 10.25-37
FONTE DA IMAGEM: GOOGLE

25  Certa ocasião, um perito na lei levantou-se para pôr Jesus à prova e lhe perguntou: "Mestre, o que preciso fazer para herdar a vida eterna?"
26 "O que está escrito na Lei?", respondeu Jesus. "Como você a lê?"
27 Ele respondeu: " 'Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento' e 'Ame o seu próximo como a si mesmo'".
28 Disse Jesus: "Você respondeu corretamente. Faça isso e viverá".
29 Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: "E quem é o meu próximo?"
30 Em resposta, disse Jesus: "Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto.
31 Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado.
32 E assim também um levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado.
33 Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele.
34 Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele.
35 No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e lhe disse: 'Cuide dele. Quando eu voltar, pagarei todas as despesas que você tiver'.
36 "Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?"
37 "Aquele que teve misericórdia dele", respondeu o perito na lei.
Jesus lhe disse: "Vá e faça o mesmo".

Olá amigos, Graça e Paz a todos!
Vamos, como de costume, apresentar uma ilustração de um  autor desconhecido. Eu a ouvi durante uma mensagem e depois a encontrei no sitedopastor.com.br,  porém é de um ensinamento muito profundo. Ei - la: "Dá não senhor".
Conta-se que um sujeito colocou o seu sítio à venda. Logo no primeiro dia apareceu um interessado. _ Bom dia, estou em busca de uma área para plantio, como é a terra daqui, dá milho, feijão? Perguntou-lhe o visitante. - Dá não, senhor, respondeu o proprietário. _ E mandioca? _ Dá não, senhor. _ Nem mandioca? Espantou-se o homem. _ Dá não, senhor. O interessado não era um Expert em solo, mas conhecia um pouco do assunto, olhou a terra ao seu redor e pareceu-lhe boa. Coçou a cabeça, como que para lhe ajudar a entender o caso, e fez a pergunta derradeira: _ E se plantar? _ Ah... moço, daí é uma maravilha. Daí dá de tudo. Dá batata, milho, feijão,  mandioca. Ou seja, se queremos colher alguma coisa na nossa vida, precisamos plantar. Nada vem fácil.
Todas as coisa que estão acontecendo em nossas vidas hoje e em nosso país tem a ver com o tipo de semeadura que fizemos no passado, pois tudo que semearmos dá.
Na mensagem do Bom Samaritano, podemos ver o que Jesus ensinou sobre a importância de ajudarmos aqueles que precisam. O nosso próximo, na verdade é sempre aquele que precisa de nós. O texto acima, não precisa nem explicação, pois o mesmo é bem explicado e de fácil entendimento e narra as atitudes de três pessoas diante de uma mesma situação.
É digno de nota entendermos que o Sacerdote é uma pessoa de grande responsabilidade diante de Deus, pois ele é aquele que levava as orações do povo para Deus e trazia as respostas de Deus para o povo. Ele fazia os sacrifícios no templo, para Deus perdoar o povo e só ele podia fazer isso. Mas qual foi a atitude dele, quando viu a pessoa que havia sido assaltada, moribunda, quase morta?
E o Levita. Qual é a função de um Levita? É a adoração. Os levitas não receberam herança. Cabia aos filhos de Levi, morarem ao redor do tabernáculo e cuidar do mesmo. Ninguém podia tocar no tabernáculo . Só Eles. Estes montavam e desmontavam com todo o cuidado, os tabernáculos no deserto, quando Deus ordenava que o povo partisse para outro lugar. E eles faziam isso com zelo, amor e temor. Se uma outra pessoa tocasse no tabernáculo ou na Arca , morreria.
Tanto o sacerdote como o Levita, falharam em sua missão maior: O Amor. 
O Sacerdote, O Levita viram, O Samaritano e o homem que estavam ferido na beira do caminho meio morto. Talvez o Sacerdote alegou não poder tocar em pessoas moribundas, feridas e da mesma forma o Levita. Podem ter alegado também o medo de serem assaltados também. O fato é, onde está o principal? O amor ao próximo? Mas sabemos que no Evangelho , não é isso que o Senhor Jesus quer de nós.
O viajante havia sido assaltado e espancado, e  por isso estava desmaiado à beira da estrada, precisando de ajuda. 
O Sacerdote e o Levita viram, porém, passaram de largo, ou seja, de longe,não fizeram nada. Quem são essas pessoas, que vão ao templo quem sabe até todos os dias, falam em línguas, curam os enfermos, expelem os demônios  e dizem ser homens de Deus, mas na verdade suas atitudes são totalmente diferentes daquele que tem Deus e sua Palavra no coração. Por outro lado, um Samaritano, passando viu e o ajudou. Quem eram os Samaritanos? Boa pergunta para nossa reflexão. Os Samaritanos eramos habitantes de Samaria, uma região próxima à Israel. Eles eram considerados impuros e pecadores e os judeus não conversavam com eles. Dizem que atualmente, existem , cerca de somente setecentos Samaritanos e eles só conhecem o Pentateuco. Trata-se portanto de um povo mistico e ainda por cima com misturas raciais, e por isso não são considerados pelos judeus que, inclusive não se comunica com eles. MAS A GRANDE MENSAGEM DESTE TEXTO É PARA OS QUE ESTÃO NA IGREJA. JESUS QUER ATRAVÉS DESTA ILUSTRAÇÃO,PROVOCAR NO NOSSO INTERIOR UMA AUTOAVALIAÇÃO. Temos verdadeiramente amado o nosso próximo como a nós mesmos?
Muitos dizem que não ajudam por falta de tempo, condições financeiras, ou que não levam jeito para isso. Mas, às vezes o que o teu próximo precisa é de um abraço, um sorriso,um apoio ou outras coisas que podemos oferecer. E Deus quer ver em nós atitudes assim. Uma atitude de amor. Não adiante falarmos que somos de Cristo e que amamos o nosso próximo senão demonstramos isso com nossas atitudes. a Bíblia diz: " Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma". Tiago 2.17.
Olhe bem e preste bastante atenção. Se neste momento você conhece alguma pessoa que precisa da bênção de Deus, apresente-a a Deus agora em sua oração , interceda por ela. E se  o que ele está precisando é de ajuda material, como por exemplo, roupas alimentos, faça algo por ela. Foi isso que através desta parábola e de Tiago que Jesus quis nos ensinar hoje, agora.
Até a próxima. Fique na bênção.